ImoNet
quarta-feira, 5. junho 2002
Construindo lares cristãos

por Charles Box - colunista da Voice of Truth International

A família é uma instituição divina projetada por Deus para satisfazer as necessidades do homem (Gênesis 2:8-25). A sociedade sofre quando a família falha. A sociedade de hoje está colhendo frutos de casamentos fracos, ineficazes e que diariamente se defazem.

Desde o princípio o plano de Deus era para que um homem se unisse a uma mulher por toda a vida. "Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal" (Romanos 7:2). A família e a lida no lar são questões bastante sérias para o Deus Pai, bem como para Seu Filho. Jesus disse, "De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6).

É dentro da casa que o homem e a mulher encontram amor, companhia, e também satisfação para desejos sexuais (1 Coríntios 7:2-5). As crianças fazem parte do plano de Deus, sendo trazidas ao mundo e entregues à uma família, com um pai e uma mãe, cuja responsabilidade é criá-las nos moldes do Senhor. Hoje em dia os lares estão constantemente sob ataque do Diabo. Nessa luta contra Satanás, cada um de nós deve fazer o que puder para salvar nossas famílias.

Famílias Cristãs são construídas com compromisso. Devendo haver, em primeiro lugar, compromisso de viver para Deus, por parte do homem e sua esposa (1 Coríntios 15:1-4; Marcos 16:16). Também deve haver um compromisso de um para com o outro. Um compromisso verdadeiro nos leva a cuidar dos outros membros da família, e também à felicidade, consequentemente, lares mais fortes. O egoísmo é o inimigo natural do tipo de compromisso que necessitamos em nossas vidas para se construir uma família Cristã.

Famílias Cristãs são construídas no serviço do Senhor. As famílias verdadeiramente Cristãs estão frequentemente presentes nos serviços da igreja. “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hebreus 10:25). Pense bem. Quando você deixa de participar dos cultos ou das aulas bíblicas, está enviando uma mensagem subliminar (invisível) aos seus filhos que “seu compromisso com Deus não é algo realmente importante”. Oração e estudo da Palavra também têm um papel essencial na construção de famílias Cristãs. Nossas famílias têm que reconhecer que Deus é Eterno (Salmos 90:2), Todo Poderoso (Gênesis 1:13), Bom (Tiago 1:17), Santo (1 Pedro 1:16) e Onipresente (Salmo 139). Não se pode construir famílias fortes, felizes e prósperas sem que aprendam o verdadeiro valor do serviço a ser realizado para Aquele que estabeleceu a primeira família - o Deus Eterno.

Famílias Cristãs são construídas no amor de uns para com os outros. A necessidade a ser amado é um das mais importantes para o ser humano. Os maridos, as esposas e as crianças, todo mundo compartilha desta necessidade comum. Nossa meta deveria ser expressar nosso amor para nossos cônjuges, filhos e pais. “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas” (Matthew 7:12). Demonstrar amor é simplesmente por em prática a chamada “Regra de Ouro” – João 3:16 – da Palavra de Deus.

Famílias Cristãs são construídas em generosidade. Generosidade é uma qualidade básica para toda a família Cristã. “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.”(Efésios 4:32). “Bondade” é uma expressão chave. Quem for gentil, caloroso, interessado e compreensivo construirá uma família forte. Os maridos são especialmente prevenidos para evitar aspereza. “Marido, ame a sua esposa e não seja grosseiro com ela.” (Colossenses 3:19). Simples gentileza e ternura são necessárias para famílias fortes.

Famílias Cristãs têm devem cultivar a amizade em seus lares. Conversem, ouçam um ao outro, demonstrem interesse um pelo outro, passem algum tempo juntos, tenham compromisso forte unspara com os outros família e, cada um para com Deus, seja amável e bondoso, perdoe um ao outro, e ajude os outros membros da família a caminhar para céu. Famílias fortes constroem igrejas fortes.

... Link


segunda-feira, 27. maio 2002
Entendendo o Pai

por Francisco Bezerra

A parábola do ‘filho pródigo’ é, provavelmente, a mais bela entre as apresentadas por Jesus. A profundeza de suas verdades toca cada ser que se permite contemplá-las.

Há um pregador, bastante conhecido no meio dos irmãos, que utilizou-se desta parábola para basear mais de vinte de seus melhores sermões. Alguém mais insensível diria que é, no mínimo, uma bela história. Havia um irmão que não gostava muito desta parábola. Ele não entendia como um pai poderia passar por tanta humilhação da parte de seu filho, e ainda recebê-lo de volta com uma festa, depois de ter desperdiçado a própria vida. Definitivamente, ele não entendia o Pai.

Num dado momento da vida, esse irmão começou a ter problemas com sua filha. Ela estava se tornando bastante rebelde, andava com uma “turminha”, ouvia músicas que envergonhavam seus pais, chegou até colocar um piercing no nariz. Um dia, ele encontrou anti-concepcionais na bolsa da filha. - Todos nós sabemos o que isso significa. - Então, ele ficou extremamente irritado. Tiveram uma grande discussão, até o ponto de ela sair correndo e bater a porta atrás de si dizendo que não mais voltaria.

A noite chegou, e o pai daquela jovem começou a preocupar-se. de instante em instante ia à janela dar uma olhadinha para ver se ela não vinha. (Uma cena familiar, não é?). Meia-noite, uma hora da manhã, e nada da moça. Aquele pai estava muito preocupado. Onde ela estará? Será que está bem? Continuou esperando, até ser vencido pelo sono. Acordou porém, às seis horas da manhã, ainda preocupado. Rapidamente foi ao quarto ver se sua filha havia voltado.

E, lá estava ela dormindo em sua cama. Naquele momento, sua vontade não era brigar com ela, ou terminar a conversa que começaram ou saber onde ela estava. Sua vontade de pai, era de abraçá-la, beijá-la e fazê-la saber o quanto a amava. Hoje, este irmão entende o Pai.

Deus é assim! Um Pai amoroso, pronto a perdoar. Sua vontade de Pai não é nos castigar, ou inquirir quem fomos ou o que fizemos. Ele nos ama, e muitas vezes, está à janela, na expectativa que voltemos. É esse amor que torna a Salvação de Jesus tão linda. Glória a Deus pelo seu amor inefável. Amém.

... Link


terça-feira, 14. maio 2002
A mente de Cristo

por Walter Swain

A vida em Cristo significa ter a mente de Cristo (Fp 2.5). Nossa mente deve ser transformada, ao ser renovada espiritualmente dia após dia (Rm 12.1-2). Devemos desenvolver a pureza de Cristo, com pensamentos corretos (2Co 10.5, Mt 5.8). Fazemos isso enchendo nossas mentes das Escrituras e pensando nas coisas corretas (Fp 4.8, 1Tm 1.5, 3.9, 5.22, 1Pe 1.22, 2Pe 3.11, 1Jo 3.3). Devemos ser humildes (Fp 2.7-8) e colocar o reino de Deus, a igreja, primeiro em tudo o que fazemos (Mt 6.33).

(Nota: Estamos usando o livro deste irmão, As grandes doutrinas da Bíblia, na aula dominical em São José dos Campos. Deus permitindo, esperamos lançar o livro pelo Alcance para uso nas congregações.)

... Link


segunda-feira, 13. maio 2002
Não estrague a festa

por Randal Matheny

Estive nesse fim de semana em Porto Alegre ministrando o curso Transformação Total. No final de cada curso, eu peço que os participantes façam uma avaliação do material. Uma das perguntas é: "Qual princípio, idéia ou passagem bíblica mais o ajudou".

Um dos princípios que parece mexer bastante com eles é este: Largue o passado e abrace o futuro.

Nosso passado é uma faca de dois gumes. Talvez fosse muito bom, e ficamos desejando, saudosamente, o retorno daquela época boa. Ou talvez nosso passado fosse muito ruim e não conseguimos superar os sentimentos ou amarguras que ainda nos prendem.

O povo de Israel também teve momentos assim. Quando voltou do exílio e começou a reconstrução do templo que tinha sido destruído uns 70 anos antes, o povo enfrentou muitas dificuldades. Mas com a bênção de Deus, conseguiu lançar os alicerces do templo. Naquele dia, houve muita celebração.

"E todo o povo louvou aos Senhor em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do Senhor" (Esdras 3.11b, NVI).

Foi um dia de grande festa depois de uma vitória tão importante para a vida espiritual do povo. Mas nem todos podiam festejar.

"Mas muitos dos sacerdotes, dos levitas e dos chefes das famílias mais velhos, que tinham visto o antigo templo, choraram em alta voz quando viram o lançamento dos alicerces deste templo; muitos, porém, gritavam de alegria" (v. 12).

Lembrando o glorioso templo de Salomão, os mais velhos choraram. O início do templo novo era modesto. E sabiam que não haveria nenhum acabamento de primeira como antigamente. Pois, nesse momento, o povo estava enfraquecido, pobre e necessitado.

"Não era possível distinguir entre o som dos gritos de alegria e o som do choro, pois o povo fazia enorme barulho. E o som foi ouvido a grande distância" (v. 13).

Ainda bem que os celebrantes faziam bastante barulho, mas há um nota neste versículo de tristeza ou melancolia. Quando todos deviam celebrar, o choro se misturava com os gritos de alegria.

Não importa o que você perdeu no passado de bom. Lágrimas não voltarão o relógio. E impedirão que você celebre as conquistas de hoje e os avanços, por menor que sejam, de uma vida espiritual mais rica com o povo de Deus.

Largue o passado, por melhor que fosse. Somente assim conseguirá se alegrar no presente e abraçar o seu futuro promissor.

... Link


Os colunistas da ImoNet


Quem são os rostos por trás desta e-zine que quer trazer-lhe a verdade no íntimo? Seus editores são em três:

Arnaldo Jair Louzada

Jair é advogado em Porto Alegre e locutor de um programa de rádio para o evangelho. Ele e sua família participam da igreja na Avenida Teresópolis, 2067.

Francisco Bezerra

Francisco é Gerente de Promoções e Eventos da Rio Sul Linhas Aéreas e editor da revista Edificação. Ele também prega e ensina na congregação de Jardim das Flores, na capital paulista.

Randal Matheny

Randal trabalha com o Alcance e gosta de escrever artigos bíblicos e poesia. Ensina e prega na comunidade dos fiéis em São José dos Campos (SP).

... Link


Online for 8235 days
Last modified: 29/05/2002 16:30
Status
Youre not logged in ... Login
Menu
... Home
... Tags

Search
Calendar
novembro 2024
domsegterquaquisexsáb
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
novembro
Recent updates
O batismo bíblico de Tom
Tarbet Quando o batismo foi ordenado por Jesus e seus...
by randal (18/11/2003 12:46)
Saia do jogo por Randal
Matheny "Evite a multidão. Faça seu próprio pensamento, independentemente. Seja...
by randal (28/01/2003 11:51)
Nenhuma lei senão o amor
[Nota dos editores: Esta regra única da comunidade Bruderhof foi...
by randal (07/12/2002 13:23)
Foram boas as férias? de
Randal Matheny Viajou durante julho? Aproveitou bem as férias? A...
by randal (08/08/2002 18:15)
O Campo do Semeador
"Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus...
by Francisco (18/07/2002 16:26)
Construindo lares cristãos por Charles
Box - colunista da Voice of Truth International A família...
by Francisco (05/06/2002 15:55)
Entendendo o Pai por Francisco
Bezerra A parábola do ‘filho pródigo’ é, provavelmente, a mais...
by Francisco (27/05/2002 18:56)
A mente de Cristo por
Walter Swain A vida em Cristo significa ter a mente...
by sjcampos (14/05/2002 15:39)
Os colunistas da ImoNet Quem
são os rostos por trás desta e-zine que quer trazer-lhe...
by sjcampos (13/05/2002 22:32)
Não estrague a festa por
Randal Matheny Estive nesse fim de semana em Porto Alegre...
by randal (13/05/2002 22:12)
Mais mudanças, sempre para o
melhor Estamos procurando trazer à ImoNet uma presença maior na...
by sjcampos (13/05/2002 16:18)

RSS feed

Made with Antville
Helma Object Publisher